25,26 e 27 SETEMBRO 2017

das 08h às 18h00

UNESP - RIO CLARO

25 - Centro de Estudos Ambientais

26, 27 - Salão Nobre Prof. Dr. Adistão Marcon (Departamento de Geografia)

IV Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês e da Agência PCJ.

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre o uso e a gestão das águas subterrâneas, os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ, irão realizar nos dias 25, 26 e 27 de setembro – de segunda à quarta-feira, o IV Workshop de Águas Subterrâneas. O evento está sendo organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), será no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, e contará com três minicursos, além de palestras e mesas-redondas, todos ministrados por especialistas.

A ideia de promover esse workshop surgiu diante da crescente demanda pelos recursos hídricos e ao aumento populacional nas Bacias PCJ – hoje com cerca de 5,5 milhões de habitante -, fatores que fizeram com que as águas subterrâneas adquirissem uma importância cada vez maior em nossa sociedade.

A CT-AS dos Comitês PCJ tem se mobilizado, nos últimos anos, no sentido de propor ações voltadas à gestão dos recursos hídricos, à divulgação e avanço do conhecimento técnico-científico e aprimoramento das ações do Plano de Bacias PCJ 2010 a 2020.

As inscrições são gratuitas e limitadas

Baixe o Aplicativo

agenda

25/09

26/09

27/09

8h30

Poços e Águas Subterrâneas

SALA-1

Prof. Antonio Luiz Pinhatti

Doutorando do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas CEPAS - USP.

Prof. Antonio Luiz Pinhatti

- Doutorando do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas CEPAS - USP
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1986) e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998). As principais áreas de pesquisas científicas são a Hidrogeologia e Meio Ambiente e a Gestão de Recursos Hídricos e das Águas Subterrâneas. Atuou profissionalmente na área de perfuração e construção de poços tubulares profundos e na implantação e gerenciamento de sistemas de abastecimento de águas subterrâneas. Atualmente é professor na Universidade de Sorocaba – UNISO, e doutorando e membro da equipe de pesquisa do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências CEPAS|USP.

8h30

Gestão Integrada de Águas

SALA-2

Roberto Kirchheim

Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

Roberto Kirchheim

- Serviço Geológico do Brasil – CPRM.
Graduado em geologia no IG-UFRGS (1987-1992), Pós-Graduação em hidrogeologia e geologia aplicada pela Universidade Karl Eberhadt Universitat Tuebingen (1994-1995) e em recursos hídricos e saneamento pelo IPH-UFRGS (1996-1998). Atualmente é aluno de doutorado em hidrogeologia (modelagem, hidroquímica e isotopia) pela UNESP-Rio Claro. Iniciou atividade profissional em projetos humanitários de saneamento rural durante a guerra civil em Moçambique (1993-1994). Ingressou na CPRM em 2010 onde desenvolve a função de coordenador nacional do Projeto de Aplicações Isotópicas na Hidrologia e da componente de gestão do Projeto de Hidrogeologia em São Luis-MA e Manaus-AM, locado na SUREG-SP.

8h30

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM DE

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS VOLTADAS

À INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

SALA-3

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM DE

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS VOLTADAS

À INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

SALA-3

Alziro Pablo Oliveira

Angel Ambiental

Alziro Pablo Oliveira

- Angel Ambiental

Gerente de projetos e engenheiro ambiental da Angel Ambiental, atuante na gestão de áreas contaminadas há 14 anos, com experiência voltada para projetos de investigação e remediação ambiental, principalmente de sites industriais, terminais rodoviários, terminais ferroviários, portos e unidades de oficina, abastecimento e manutenção ferroviária. Especialista na gestão integrada de projetos em contratos de grande porte. Na investigação ambiental a experiência pode ser resumida na realização dos estudos das fases preliminar, confirmatória e detalhada. Na remediação ambiental a experiência está resumida através de projetos com utilização das técnicas de bombeamento e tratamento, escavação, extração multifásica, extração de vapores, injeção de ar, injeção de surfactantes e oxidação química.

 

 

 

 

Gilberto Balbino

Angel Ambiental

Gilberto Balbino

- Angel Ambiental

Técnico de campo da Angel Ambiental, atuante na execução de serviços ambientais há 12 anos com atuação direcionada para sites industriais. Na investigação ambiental a experiência pode ser resumida na realização de serviços como monitoramento de poços, acompanhamento de sondagens manuais e mecanizadas, amostragem de solo, amostragem de vapores, amostragem de água subterrânea e superficial e ensaios hidrogeológicos. Especialista no processo de amostragem de água subterrânea através das técnicas de baixa vazão, bailer e grab sample. Na remediação ambiental a experiência está resumida na instalação, manutenção e operação de sistemas de remediação ambiental.

17h30

Encerramento

08h30

ABERTURA

10h30


EXPERIÊNCIAS EM GESTÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS


EXPERIÊNCIAS EM GESTÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Didier Gastmans

Coordenador da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas

Didier Gastmans

- Coordenador da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas

Graduado em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atuou na área de perfuração de poços para captação de água subterrânea e gerência de contratos de BOT. Atualmente é Pesquisador IV do Centro de Estudos Ambientais da UNESP - Campus de Rio Claro, coordenador da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ e editor de seção da Revista Águas Subterrâneas. É especialista em hidrogeologia, hidrologia isotópica, hidroquímica e gestão de recursos hídricos.

 

 

 

 

Everton Luiz da Costa Souza

Instituto das Águas do Paraná

Everton Luiz da Costa Souza

- Instituto das Águas do Paraná

Geólogo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR em 1985, especialista em Gestão Municipal de Recursos Hídricos pelo Departamento de Saneamento da UFPR em 2005, Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, Biênio 2009-2010, Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema 2012-2016, atual Diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto das Águas do Paraná - AGUASPARANÁ.

 

 

 

 

Maricene Paixão

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Maricene Paixão

- Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Geóloga, especialista em geotecnia, geotecnia ambiental e em gerenciamento de recursos hídricos. Analista Ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, onde trabalha desde 2002, atuando nas áreas de outorga e monitoramento de águas subterrâneas, participando de grupos técnicos de trabalho relacionados à gestão de recursos hídricos e ambiental no âmbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, com vistas à elaboração de normas e procedimentos para outorga e demais instrumentos de gestão de recursos hídricos e ambiental, bem como na elaboração e acompanhamento de projetos de pesquisa na área de hidrogeologia e de gestão de recursos hídricos de bacias hidrográficas.

 

 

 

 

Zulene Almada

Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará

Zulene Almada

- Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará - COGERH

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Hidrogeologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Geologia, área de concentração Hidrogeologia, pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é Gerente de Estudos e Projetos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado do Ceará, atuando principalmente em elaboração de estudos, projetos, termos de referências e especificações técnicas relacionados aos projetos e faz a gestão de contratos dos projetos de águas subterrâneas e superficiais.

14h00

Águas Subterrâneas e Mineração

Flavio de Paula e Silva

Geodata Consultoria e Projetos Hidrogeológicos.

Flavio de Paula e Silva

- Geodata Consultoria e Projetos Hidrogeológicos
Bacharel em Geologia (1979), Doutor em Geologia Regional (2003) e Pós-doutor em Geociências e Meio Ambiente (2006) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trabalhou na Petrobras; no Consórcio Paulipetro; na Divisão de Minas e Geologia Aplicada do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT; no Centro de Estudos e Pesquisas de Água Subterrânea do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE; na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Araraquara; e como pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) no LEBAC - Laboratório de Estudo de Bacias. Proprietário da GEODATA – Consultoria e Projetos Hidrogeológicos.

15h00

Água na Indústria

Miguel Borduque

Ambev.

Miguel Borduque

- Ambev
Geólogo pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Rio Claro – Turma de 1985, Mestrando na FAAP – Campus de São José dos Campos em Gestão e Tecnologias Ambientais. Atuou em Geologia de Engenharia no CNEC - Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores e em Hidrogeologia (Corner, Contep, Itaí, Geoplan). Atualmente é Geólogo Especialista nas áreas de Hidrogeologia e Meio Ambiente da AMBEV S/A – Cia. de Bebidas das Américas, conduzindo projetos no Brasil, Peru, Argentina, Equador, Venezuela, Guatemala, Republica Dominicana e Cuba.

16h30


A Outorga como Instrumento

Incentivador de Boas Práticas

para Perfuração de Poços

e Uso das Águas Subterrâneas


A Outorga como Instrumento

Incentivador de Boas Práticas

para Perfuração de Poços

e Uso das Águas Subterrâneas

Osmar José Gualdi

Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE

Osmar José Gualdi

- Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE

Graduado em geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus Rio Claro, em 1977. Funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE, desde 1980, sediado na cidade de Araraquara/SP. Exerce atividades de procedimentos de outorga e fiscalização de recursos hídricos e apoio técnico aos municípios do Estado de São Paulo, na captação e uso de recurso hídrico subterrâneo. É coordenador da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Comitê Tietê Jacaré. É membro suplente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, na Câmara Técnica de Águas subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. É membro da Câmara Auxiliar de Fiscalização da unidade do CREA/SP, em Araraquara.

 

 

 

 

Daniel Cardoso

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-SP

Daniel Cardoso

- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-SP

Geólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (2002), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (2004). É sócio-gerente da HIDROPLAN - Hidrogeologia e Planejamento Ambiental Ltda., gerenciando e coordenando mais de 150 projetos em campo e escritório nas áreas de sistemas retalhistas de combustíveis, refinarias de petróleo e indústrias químicas. Participa na elaboração de relatórios técnicos de avaliação e investigação ambiental, projetos de remediação e monitoramento de áreas impactadas, aplicando técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática, além do desenvolvimento de novas tecnologias de remediação. Membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), vice-presidente da Associação Paulista de Geólogos (APG) e conselheiro do CREA pela Câmara Especializada em Geologia e Engenharia de Minas.

 

 

 

 

Luciano Leo Junior

Associação Paulista das Empresas Perfuradoras de Poços Profundos

Luciano Leo Junior

- Associação Paulista das Empresas Perfuradoras de Poços Profundos

Formado em Geologia, pelo Instituto de Geociências/USP, em 2000; MBA em Gestão de Empresas FGV, em 2005; Representante da Associação Paulista das Empresa Perfuradoras de Poços Profundos (APEPP) e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS); Diretor Técnico/Comercial da empresa Jundsondas Poços Artesianos Ltda, atuando no ramo específico de perfuração de poços e serviços correlatos desde 1992.

17h30

Encerramento

9h00


MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS


MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Maria Antonieta A. Mourão

Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Maria Antonieta Alcântara Mourão

- Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Geóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Geologia Econômica pela Universidade Federal de Brasília, doutora em Engenharia Ambiental, com ênfase em Hidrogeologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia da CPRM – Serviço Geológico do Brasil e está à frente do programa de implantação da rede integrada de monitoramento das águas subterrâneas nos principais aquíferos do Brasil.

 

 

 

 

Gré de Araújo Lobo

Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE

Gré de Araújo Lobo

- Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, 1977. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, 1978. Mestre em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1981. Doutor em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1999. Professor de Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Engenharia São Paulo, 1981-2006. Engenheiro do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, no CTH – Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos, atuando como hidrólogo na Operação da Rede Hidrológica Básica do Estado de SP desde 1978, desenvolvendo atividades de monitoramento em pluviometria, fluviometria, hidrometeorologia, sedimentometria e piezometria.

 

 

 

 

Rosângela Pacini Modesto

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Rosângela Pacini Modesto

- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Mestre em Geografia Física - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Geógrafa da CETESB desde 1992. Gerente do Setor de Águas Subterrâneas e do Solo desde 2008. Atua no monitoramento ambiental, notadamente de águas subterrâneas, e na definição de critérios de qualidade do solo e da água subterrânea, incluindo valores orientadores. Coordenadora das redes estaduais da CETESB para Monitoramento de Qualidade das Águas Subterrâneas. Coautora dos valores orientadores para solo e água subterrânea de São Paulo. Participa de projetos de caracterização da qualidade das águas subterrânea e dos solos, incluindo avaliação de vegetação para poluentes atmosféricos.

 

 

 

 

Edson Wendland

Universidade de São Paulo - USP

Edson Wendland

- Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Engenharia Civil - Ruhr Universität Bochum (1995), pós-doutorado em Engenharia de Petróleo - UNICAMP (2001) e em Engenharia Civil e Ambiental - University of Minnesota (2014). É professor titular da Universidade de São Paulo (2011 - ) e Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento (2015 - ). Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação numérica, aquífero guarani, recarga e recursos hídricos.

14h00

À Contaminação de Águas Subterrâneas -

Panorama nas Bacias PCJ

Marcio Costa Alberto

Envisol Environmental Solutions.

Marcio Costa Alberto

- Envisol Environmental Solutions.
Geólogo (1999), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP. MBA Gestão Empresarial pela FGV (2015). Especialista em Hidrogelogia, Gestão de Áreas Contaminadas, com atuação intensiva em áreas contaminadas por hidrocarbonetos. Assessor técnico na gestão de áreas contaminadas da Petrobras. Vem atuando como gerente técnico em projetos de remediação (conceituais e detalhados), de contratos de remediação da Petrobras e outros segmentos. Os principais assuntos de interesse e de atuação são hidrogeologia, investigação e remediação de passivos ambientais, avaliação de riscos à saúde humana, modelagem matemática de fluxo e transporte de contaminantes, geoestatística e projetos de remediação.

15h00

Poço Legal

Ricardo hirata

Universidade de São Paulo - USP.

Ricardo hirata

- Universidade de São Paulo - USP
Professor Titular do Instituto de Geociências da USP e Vice-Diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS|USP). É Geólogo pela UNESP, com doutorado e mestrado pela USP e Pós-Doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá). Foi professor visitante nas universidades de Calgary (Canadá) e da Costa Rica e Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GWMATE). Trabalhou na Organização Panamericana de Saúde, DAEE e Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, bem como consultor para IAEA e UNESCO. Com mais de 30 anos de experiência tem trabalhado com recursos hídricos em mais de 27 países.

16h30

Águas Subterrâneas e Cidades

Águas Subterrâneas e Cidades

Mara Akie Iritani

Instituto Geológico - IG

Mara Akie Iritani

- Instituto Geológico - IG

Formada em 1987 no curso de Geologia pelo Instituto de Geociências da USP, com mestrado e doutorado em Hidrogeologia pela mesma instituição. Trabalha desde 1988 como pesquisadora científica no Instituto Geológico, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde chefiou a equipe de hidrogeologia nos períodos de 1995 a 1998 e de 2004 a 2007. A principal linha de pesquisa está relacionada à caracterização e proteção dos aquíferos, com projetos desenvolvidos nos Aquíferos Tubarão, Guarani e Bauru.

 

 

Hermam Vargas da Silva

Doutorando em Geociências e Meio Ambiente - UNESP

Hermam Vargas da Silva

- Doutorando em Geociências e Meio Ambiente - UNESP

Geólogo pela UNESP, engenheiro de segurança pela UEM, mestre em engenharia de produção pela UFSC. Iniciou a vida profissional na CETESB, foi empresário da área de perfuração de poços, professor universitário de introdução à geologia para os cursos de engenharia civil e engenharia ambiental. Atualmente é coordenador técnico na CEPPA - Consultoria Ambiental em Maringá-Paraná, e doutorando em Geociências e Meio Ambiente, em Rio Claro - UNESP, pelo CEA - Centro de Estudos Ambientais.

 

 

José Luiz Albuquerque Filho

Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT

José Luiz Albuquerque Filho

- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT

Geólogo formado pelo Instituto de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado desenvolvido em Geociências e Meio Ambiente no Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Hidrogeólogo Pesquisador III chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (Labgeo) do Centro de Tecnologias Geoambientais (CTGeo) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento de recursos hídricos, hidrogeologia, avaliação da interação entre o uso do solo e as águas subterrâneas, impactos hidrogeológicos das obras civis e de mineração e hidráulica subterrânea aplicada.

18h30

COQUETEL DE ENCERRAMENTO

Patrocínio

Tega Terra-hidro Uniper Agsolve Angel geotech Clean Perillo

Apoio

Cea Unesp

Organização

org